Ambos os clubes de Manchester tiveram um início de temporada abaixo do esperado.
O primeiro clássico de Manchester da temporada acontece neste domingo, com o Manchester City recebendo o vizinho local, o Manchester United, pela Premier League.
Um clássico do calendário do futebol inglês, é um jogo que joga a forma para o alto — não que nenhum dos clubes entre no confronto cheio de confiança. Mesmo durante o período sombrio da última década para o United, o clássico de Manchester permaneceu acirrado na maior parte do tempo.
O City, sem dúvida, é o favorito para esta edição da rivalidade histórica, mas seus resultados recentes deixam muito a desejar. Derrotas consecutivas contra Tottenham Hotspur e Brighton & Hove Albion deixaram Pep Guardiola coçando a cabeça, torcendo desesperadamente para que seu time se recupere o mais rápido possível.
Será que o United conseguirá tirar vantagem da incerteza no Etihad Stadium? Bem, é certamente possível, especialmente considerando que eles venceram o City fora de casa no primeiro clássico de Ruben Amorim na temporada passada. Mas os Red Devils já foram derrotados pelo Arsenal e pelo Grimsby Town nesta temporada e superaram o Burnley por pouco antes da pausa internacional em setembro.
As expectativas devem ser moderadas para ambos os times rumo à batalha acirrada de domingo em Manchester.
Aqui está o guia do Futiboll para o confronto no Etihad.
A que horas começa o jogo Manchester City x Manchester United?
Local: Manchester, Inglaterra
Estádio: Etihad Stadium
Data: Domingo, 14 de setembro
Horário de início: 16h30 BST / 11h30 ET / 8h30 PT
Árbitro: Anthony Taylor
VAR: John Brooks
Confronto Direto Manchester City x Manchester United (Últimos Cinco Jogos)
Man City: 2 vitórias
Man United: 2 vitórias
Empate: 1
Último encontro: Manchester United 0–0 Manchester City (6 de abril de 2025) – Premier League
Notícias da Equipe do Manchester City
Omar Marmoush está desfalcado do City
Guardiola confirmou que Omar Marmoush estará ausente do clássico após sofrer uma lesão em serviço internacional pelo Egito. Ele ficará “algumas semanas” afastado dos gramados e se junta a Mateo Kovačić, Rayan Cherki e Rayan Aït-Nouri na sala de tratamento.
Guardiola também revelou que John Stones é dúvida para o jogo de domingo, após se ausentar da seleção inglesa, mas insistiu que o restante do elenco está disponível. Isso significa que Phil Foden, Joško Gvardiol, Abdukodir Khusanov e Savinho devem retornar após problemas físicos.
Rico Lewis e Nico O’Reilly se retiraram da seleção inglesa sub-21 durante o período internacional, mas ambos os jogadores da base estão em condições de jogar contra o United.
Resta saber se o recém-contratado Gianluigi Donnarumma entrará imediatamente no time titular, com Guardiola insistindo que ainda não tem certeza se o italiano substituirá James Trafford no time titular.
Provável escalação do Manchester City contra o Manchester United
Donnarumma pode estrear no clássico.
Provável escalação do Manchester City contra o Manchester United (4-1-4-1): Donnarumma; Nunes, Dias, Aké, Gvardiol; Rodri; Bobb, Silva, Reijnders, Doku; Haaland.
Notícias da equipe do Manchester United
Matheus Cunha não estará no Etihad
Amorim divulgou uma atualização sobre as lesões de Matheus Cunha, Mason Mount e Diogo Dalot, revelando que o trio estará desfalcado para o clássico. Eles se juntam à ausência de longa data de Lisandro Martínez na lista de lesionados e deixam o técnico português com várias dores de cabeça na escalação.
Uma coisa que está clara para Amorim é seu goleiro titular no domingo. A saída de André Onana significa que Altay Bayındır voltará a ser titular, com o técnico do United insistindo que demonstrará confiança no internacional turco, apesar da recente chegada de Senne Lammens, do Royal Antwerp.
Bruno Fernandes provavelmente jogará em uma posição mais avançada para substituir a criatividade de Cunha, enquanto Benjamin Šeško deve ser titular pela primeira vez na Premier League. Kobbie Mainoo e Noussair Mazraoui também podem entrar na equipe.
Provável escalação do Manchester United contra o Manchester City (3-4-2-1): Bayındır; Yoro, De Ligt, Shaw; Mazraoui, Casemiro, Mainoo, Dorgu; Mbeumo, Fernandes; Šeško.