Cedric Coward: O Talento Americano que Brilha no Basquete Brasileiro

Cedric Coward: O Talento Americano que Brilha no Basquete Brasileiro

Atualização mais recente: 12 de novembro de 2025

Cedric Coward, pivô norte-americano de 2,03m e 26 anos, tem sido um dos nomes mais comentados no Novo Basquete Brasil (NBB) na temporada 2025/2026. Contratado pelo Bauru Basket para substituir o lesionado Alex Garcia, o jogador desembarcou no Brasil em outubro e, em menos de um mês, já conquistou torcedores e especialistas com atuações dominantes.

Primeiros Passos e Formação nos Estados Unidos

Nascido em 12 de maio de 1999, em Taft, Texas, Cedric Coward começou a se destacar ainda no ensino médio pela Taft High School. Sua versatilidade como ala-pivô chamou atenção de olheiros universitários, e ele optou por defender a Eastern Washington University, na NCAA Division I.

Pela equipe dos Eagles, Coward teve números expressivos. Na temporada 2023-2024, sua última na universidade, registrou médias de 15,2 pontos, 6,8 rebotes e 1,8 assistências por jogo, com 51% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Sua capacidade de abrir o jogo com arremessos de três pontos (37% na carreira universitária) e proteger o aro o transformou em um dos jogadores mais completos da Big Sky Conference.

Carreira Profissional Antes do Brasil

Após não ser selecionado no Draft da NBA de 2024, Cedric Coward iniciou sua carreira profissional na G-League, defendendo o Stockton Kings, afiliado do Sacramento Kings. Lá, atuou em 18 jogos, com médias de 8,4 pontos e 4,9 rebotes em 19 minutos por partida. Apesar dos números sólidos, a concorrência feroz na liga de desenvolvimento o levou a buscar oportunidades no exterior.

Em julho de 2025, assinou seu primeiro contrato internacional com o Hapoel Haifa, de Israel. Porém, uma lesão no tornozelo direito o afastou das quadras por quase dois meses, limitando sua participação a apenas cinco jogos. Livre no mercado, o jogador foi indicado por empresários brasileiros ao Bauru Basket.

Chegada Explosiva ao NBB

Cedric Coward estreou pelo Bauru no dia 25 de outubro de 2025, contra o Brasília, e não decepcionou: 22 pontos, 11 rebotes e 3 tocos em 28 minutos. Desde então, disputou sete partidas pelo NBB, com médias atualizadas de:

  • 19,1 pontos por jogo
  • 9,4 rebotes por jogo
  • 2,1 assistências por jogo
  • 1,7 tocos por jogo
  • 58% de aproveitamento nos arremessos de quadra
  • 41% nas bolas de três pontos

Seus números o colocam atualmente no Top 5 de eficiência do campeonato, atrás apenas de nomes como Georginho (Flamengo) e Márcio (São Paulo).

Estilo de Jogo e Impacto no Bauru

O que mais impressiona no jogo de Coward é sua combinação rara de tamanho, mobilidade e arremesso. Capaz de jogar tanto de costas para a cesta quanto enfrentando o aro, ele tem sido usado pelo técnico Jorge “Guerreiro” como um “stretch five” (pivô que abre para o perímetro), abrindo espaços para os armadores Pedro Nunes e Larry Taylor II.

Defensivamente, sua envergadura de 2,15m tem causado problemas para os adversários. No clássico contra o Franca, no dia 8 de novembro, Coward registrou um duplo-duplo de 24 pontos e 14 rebotes, além de 4 tocos, sendo fundamental na vitória por 88 a 82.

Vida Fora das Quadras e Adaptação ao Brasil

Em entrevistas recentes ao canal oficial do Bauru no YouTube, Cedric revelou estar encantado com o país. “O calor humano aqui é diferente. Em Bauru, as pessoas param na rua para tirar foto, perguntam como estou. Nos Estados Unidos isso é mais raro”, comentou. O jogador mora no centro da cidade e já aprendeu frases em português como “Valeu, chefe!” e “Bora pra cima!”.

Sua namorada, a influenciadora texana Madison Keys, o acompanha no Brasil e tem postado stories degustando pastel de feira e açaí. A torcida baurense criou o apelido “C-Train” (Trem do Cedric), em referência às enterradas explosivas que lembram um trem em alta velocidade.

Números Atualizados na Temporada 2025/2026 (até 12/11/2025)

Jogo PTS REB AST BLK MIN
vs Brasília 22 11 2 3 28
vs Botafogo 18 8 3 2 26
vs Mogi 21 10 1 1 30
vs Corinthians 15 7 4 2 25
vs Franca 24 14 2 4 32
vs Minas 17 9 1 1 27
vs União Corinthians 19 8 2 1 29

Médias gerais: 19,1 PTS | 9,4 REB | 2,1 AST | 1,7 BLK

Próximos Desafios

O Bauru enfrenta o Flamengo no dia 15 de novembro, no Maracanãzinho, em jogo que pode colocar Cedric Coward frente a frente com Olivia Nelson-Ododa, outra estrela estrangeira da temporada. Analistas apostam que o duelo entre os dois pivôs será decisivo para as pretensões do Dragão no topo da tabela.

Futuro e Sonho da NBA

Apesar do sucesso imediato no Brasil, Cedric Coward não esconde o objetivo maior: “Quero usar o NBB como vitrine. Sei que tenho nível para G-League novamente, quem sabe uma chance na Summer League de 2026”. Seu agente já conversa com olheiros de Atlanta Hawks e Charlotte Hornets, franquias que buscam pivôs móveis para o estilo “small ball” atual.

Legado em Construção

Em menos de 30 dias no Brasil, Cedric Coward já entrou para a lista de estrangeiros que marcaram época no NBB. Comparado por muitos a Shamell Stallworth e David Jackson, o norte-americano tem tudo para, caso mantenha o nível, brigar pelo prêmio de MVP da temporada.

A torcida do Bauru vive a expectativa de ver o “C-Train” liderar o time rumo aos playoffs. E, quem sabe, transformar uma passagem inicialmente temporária em uma história de amor com o basquete brasileiro.